Coleta Seletiva: uma das melhores formas de ajudar o Meio Ambiente
- Por: Camila Marques, Flávia Savi e Victor Rede
- 10 de nov. de 2015
- 2 min de leitura
Atualmente, podemos contar com diversas ferramentas para ajudar ao Meio Ambiente. A coleta seletiva e a reciclagem são excelentes exemplos.
A coleta seletiva é essencial para pessoas que trabalham principalmente com a reciclagem. O programa foi implantado quando a Prefeitura de Campinas identificou uma grade deficiência e necessidade apontada pela falta de lugares adequados para a instalação de aterros juntamente com a preocupação da sociedade em administrar a crise ambiental e energética.
A abrangência deste programa é de:
42 setores de coleta, sendo: 28 setores diurnos e 14 noturnos;
210 bairros sendo: 137 diurnos e 73 noturnos.
Caminhão compactador tipo Sita (leve compactação do material);
07 veículos em atividade.
É comum vermos em lugares públicos alguns latões de lixo coloridos nas cores Pretas, Azuis, Verdes, Vermelhas e Amarelas. Cada uma delas identificadas para cada tipo de materiais recicláveis, sendo elas:

Entrevistamos algumas pessoas e a maioria demonstrou bastante preocupação com a reciclagem e afirmaram que são atuantes na atividade visando ajudar a natureza e sua preservação, como o caso da Dona Lurdes, aposentada, “Eu gosto de separar o lixo, se cada um fizer sua parte conseguimos melhorar a cidade”. Além dela a dona de casa Renata Pinheiro também afirmou, “É uma maneira consciente de preservar o planeta, o mínimo que podemos fazer é isso. Lógico que também com outras coisas sustentáveis”.
Sustentabilidade e a Sociedade
Segundo a professora de Engenharia Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Djanira Temporim, a sustentabilidade é fundamental na atual sociedade contemporânea, “Uma sociedade sustentável precisa primeiramente de um plano ambiental que possa lidar com o ambiente e nossas reservas” afirma.
Djanira também afirma que além da preservação dos recursos naturais, redução de desperdício nas fontes geradoras e reutilização dos materiais, a reciclagem gera benefícios sociais como emprego e renda.
O Serviço
Em alguns bairros de Campinas a coleta seletiva passa duas vezes por semana, como por exemplo, o bairro Chácara da Barra. A frequência maior facilita tanto a coleta quando o fato de evitar o acúmulo do lixo reciclável nas casas.
Comments