top of page

Sumaré reduz significativamente a poluição do ar em 4 anos

  • Gabriela Furlan
  • 17 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

Há 4 anos atrás as principais reclamações sobre o meio ambiente na pequena cidade do interior paulista, Sumaré, eram sobre a poluição do ar. Localizada no interior paulista e pertencente a RMC (Região Metropolitana de Campinas), Sumaré contava com índices excessivos de poluição principalmente advindos da empresa SP Bio Indústria E Comércio De Biodiesel Ltda e das granjas situadas nos arredores da cidade.

Em entrevista concedida à EcoRenove, a moradora Cássia Fernandes que possui residência próxima a empresa SP Bio Indústria E Comércio De Biodiesel Ltda, relata as lembranças dos dias de maiores poluições “Lembro-me que existiam horários específicos em que a fumaça aumentava. Todos os moradores cansaram de notificar a prefeitura e as entidades responsáveis e nada era feito”.

Em visita à Câmara dos Vereados de Sumaré, segundo o vereador Décio Marmirolli, uma série de medidas foram tomadas para que a situação encontrada fosse revertida e quase totalmente controlada. Segundo ele, o Ministério Público e a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) notificaram a principal empresa responsável pelos poluentes e obrigaram a empresa a utilizar grandes filtros com o objetivo de controlar a emissão de gases nocivos ao meio ambiente. O vereador assegurou que houve um declínio considerável das reclamações, passando a ocorrer esporadicamente. Questionado sobre a abertura de novas empresas na cidade o mesmo afirma “Hoje em dia você terá muita dificuldade, principalmente se a empresa for causar poluição ambiental, ai os requisitos são grandes para você conseguir se instalar aqui.

A assessoria de empresa da empresa Biocombustível foi procurada e até o momento da publicação dessa matéria não obtivemos nenhum esclarecimento.

Meio Ambiente

As demais áreas ambientais da cidade encontram-se em estado de alerta, cerca de apenas 4% do esgoto recebe tratamento, o restante é despejado nos rios que contornam e cortam a cidade. O Horto Florestal recebeu cuidados e passou a ter melhor proveito, porém a capacidade para aproveitamento é maior do que aquela que está sendo utilizada atualmente.


 
 
 

Comments


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page